
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) instalou, terça-feira (7), o Comitê de Gestão Executiva do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP/MS) e iniciou o monitoramento do Contrato de Objetivos, durante reunião realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Campo Grande.
O colegiado integra a estrutura de governança do PESP/MS, instituída pela Resolução Sejusp/MS nº 1.070, de 27 de novembro de 2025, e tem como principal atribuição implementar as diretrizes estratégicas definidas pelo Comitê de Gestão Estratégica, coordenando ações operacionais e assegurando a execução integrada das políticas públicas de segurança.
“Na prática, o colegiado atua como elo entre o planejamento estratégico e a execução, promovendo a articulação entre os órgãos da Secretaria e as forças de segurança. Entre suas competências estão o monitoramento contínuo de projetos e metas, a identificação de desafios operacionais e a proposição de soluções, além da elaboração de relatórios que subsidiam a tomada de decisão”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, que preside o comitê.
Durante o encontro, também foi realizada a primeira agenda de monitoramento do Contrato de Objetivos — instrumento firmado anualmente entre a Sejusp e suas unidades vinculadas ou subordinadas, que estabelece metas e prioridades alinhadas ao PESP/MS.
“A iniciativa representa a consolidação de um modelo de governança orientado por resultados, em consonância com o plano estadual de segurança promovendo maior integração institucional e aprimorando a eficiência das ações de segurança pública”, destacou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp e gestor executivo do comitê, Tiago Macedo dos Santos.
A reunião integra uma série de iniciativas voltadas à plena execução do Plano Estratégico Organizacional da Sejusp, elaborado em 2025, com metas previstas até 2030. Como parte desse processo, foram capacitados dirigentes, gestores e representantes das forças de segurança e de órgãos vinculados, com foco no fortalecimento da governança e na qualificação das ações de segurança pública em todo o Estado.
Participaram da reunião, representando as instituições vinculadas, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; o coronel Edson Furtado, representando a Polícia Militar; as delegadas Ariene Murad e Sílvia Girardi, representando a Polícia Civil; os tenentes-coronéis Geísa Maria Rodrigues Ferreira Romero e Bruno Santos Moreira Leite, representando o Corpo de Bombeiros Militar; Priscila Lemos Wormsbecher, representando o Detran-MS; Wille Lemes Zampieri, representando a Superintendência de Assistência Socioeducativa; e o perito criminal Marcos Antonio Leite das Virgens, representando a Coordenadoria-Geral de Perícias.
Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




