
No dia 1º de abril de 2022 teve início a UOPDOS (Unidade Operacional de Dourados). Com a primeira turma de agentes formada em setembro de 2021 e contando com 14 agentes, a primeira operação Lei Seca aconteceu juntamente com a Unidade Operacional de Campo Grande, o que pegou muita gente de surpresa.
E a história continuou e com a integração com forças de segurança federal e municipal cada dia mais, fortalece a segurança viária e, por meio de atividades educativas, campanhas de conscientização, apoio a eventos, controle do tráfego e, principalmente, fiscalização, faz com que a organização, a fluidez e segurança viária sejam cada vez mais prioridade no trabalho do dia a dia.

O coordenador da Unidade Operacional Torraca, destaca a importância dos agentes de segurança viária nas ruas de Dourados e da região, inibindo a combinação de álcool e direção e prevenindo crimes.
“Quando a unidade foi criada, o índice de alcoolemia era muito alto, cerca de 30% a 40% das pessoas ou eram flagradas ou se recusavam a fazer o teste, o que pode indicar ingestão de bebida alcoólica. Hoje em dia esse número caiu bastante: de 8% a 10% das abordagens geram flagrante de alcoolemia. É um trabalho importante de fiscalização e da rotina de patrulhamento viário efetivo.”



Com atuação em mais de 20 municípios do sul do Estado, hoje a unidade conta com 06 agentes e 2 viaturas e já atendeu mais de 9.200 pessoas diretamente como jovens, adultos e crianças com palestras, atividades educativas e abordagens orientativas.
Já na área de fiscalização, os números mostram a efetividade e a relevância do trabalho dos agentes: foram mais de 19 mil pessoas abordadas, sendo mais de 680 alcoolizadas, retiradas de circulação das rodovias e ruas, prevenindo acidentes e preservando vidas. Além disso, 19 veículos foram recuperados e devolvidos a seus proprietários e várias CNHs falsificadas foram identificadas.
Criação da UOPDOS
A ideia da criação da UOPDOS surgiu a partir da análise das demandas existentes no interior. Como havia somente a unidade de Campo Grande, era necessário deslocamento para diversos locais para realizar atendimentos, inclusive em Dourados. Diante disso, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento com a equipe de Dourados, que na época se voluntariou para realizar os trabalhos, e dali nasceu a ideia de criar a unidade operacional na cidade.

Na época, o então deputado estadual Barbosinha e o gerente regional Aparecido Dias Duarte se engajaram no processo juntamente com o diretor-presidente Rudel para conseguir investimentos, formação e capacitação para que os servidores pudessem atuar nos municípios pertencentes à regional de Dourados. Inicialmente, a atuação era regional, e hoje abrange toda a região sul do Estado.
Durante esse período, a unidade teve atuação nas vias públicas e nas rodovias da regional, passando por diversas capacitações ao longo do tempo, além da integração com outras forças de segurança pública para troca de experiências e aprimoramento do trabalho de segurança viária, garantindo mais segurança para a população sul-mato-grossense.

Para o gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS, Ruben Ajala, a unidade hoje é fundamental para a cidade e para a região no quesito segurança viária.
“Hoje a Unidade Operacional de Dourados é essencial, tendo em vista que sua presença garante a segurança viária, a preservação de vidas, a prevenção de acidentes, o controle de fluxo das vias urbanas e rurais, além do apoio a eventos esportivos que acontecem na cidade e também às atividades de educação de trânsito.”
Ruben Ajala também destacou o que espera da Unidade Operacional nos próximos anos:
“Eu acredito que a unidade terá mais investimentos em sua infraestrutura e também no aumento do efetivo, para que possamos fortalecer ainda mais a sensação de segurança viária na região.”
Além das Unidades Operacionais de Campo Grande e Dourados, o Detran-MS possui Unidades Operacionais em Aquidauana e Naviraí. Em breve será inaugurada a Unidade Operacional de Nova Andradina e uma Base Operacional na cidade de Três Lagoas.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




