
Uma solução que alia tecnologia, sustentabilidade e incentivo direto ao cidadão começa a transformar a forma como o óleo de cozinha é descartado em Campo Grande. A Capital recebeu a primeira unidade da plataforma inteligente Óleoponto, instalada em um supermercado atacadista na região da Avenida Três Barras.
O projeto conta com patrocínio da ADM do Brasil, fabricante de óleo vegetal, e da Águas Guariroba, além do apoio do Governo do Estado, do Grupo Pereira e da Câmara Municipal. A iniciativa amplia o acesso a soluções adequadas de destinação e estimula práticas alinhadas à economia circular, integrando a agenda verde, próspera, digital e inclusiva de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o executivo da plataforma, Zadrik Mendonça, o objetivo é criar infraestrutura acessível e incentivar a participação da população. Segundo ele, o principal problema não está no uso do óleo de cozinha, mas no descarte incorreto, muitas vezes realizado em pias ou redes de esgoto. Quando destinado corretamente, o resíduo pode ser reaproveitado como matéria-prima para biodiesel e outras soluções sustentáveis.
A máquina funciona de forma semelhante a um caixa eletrônico. O usuário informa o número de celular, deposita o óleo usado e acumula pontos em uma plataforma digital. A cada 40 pontos, equivalentes a 4 litros descartados, é possível trocar por uma nova embalagem de óleo no supermercado parceiro. Cada operação permite o descarte de até 5 litros por pessoa.


Cidadãos que levaram óleo usado retirando os óleos novos
A tecnologia já vem sendo aplicada em outras regiões do país. No Rio de Janeiro, a plataforma atua na comunidade da Rocinha, em parceria com a ONG Sabão no Morro, que transforma o óleo usado em produtos de limpeza e sabão ecológico, gerando impacto ambiental e social.
Em Campo Grande, a iniciativa integra uma prova de conceito que vai avaliar o desempenho da solução em ambiente urbano. A expectativa é expandir o modelo para outros pontos da cidade e, posteriormente, para diferentes regiões do país, posicionando a Capital como referência em inovação ambiental e logística reversa.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Divulgação
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




