
A Câmara Municipal de Dourados aprovou o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Franklin Schmalz (PT) que institui o “Prêmio Destaque em Saúde Mental” no município. A proposta tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas, profissionais, instituições e empresas que atuam na promoção, proteção e cuidado com a saúde mental em Dourados, fortalecendo uma cultura de acolhimento, prevenção e valorização da vida.
De acordo com o projeto, o prêmio será concedido anualmente, sempre no mês de setembro, em alusão à campanha Setembro Amarelo, período dedicado à prevenção do suicídio e à conscientização sobre a importância da saúde mental.
A premiação será dividida em quatro categorias: empresa destaque em saúde mental, profissional psicólogo, servidor ou servidora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e projetos ou ações que promovam o cuidado e a conscientização na área.
Segundo Franklin, a iniciativa busca dar visibilidade a quem já atua diariamente no cuidado com a saúde mental, muitas vezes sem reconhecimento público. “Valorizar essas experiências é fundamental para incentivar novas práticas e fortalecer políticas públicas que cuidem das pessoas”, destaca o vereador.
O projeto também prevê a criação de uma comissão com representantes de diferentes instituições para avaliar as indicações, garantindo transparência e participação social no processo de escolha dos homenageados. Ainda segundo o texto, o prêmio tem caráter exclusivamente honorífico, sem gerar custos adicionais significativos ou benefícios financeiros, mas com alto impacto social e educativo.
Com a aprovação, o prêmio passa a integrar o calendário do Legislativo municipal como uma iniciativa permanente de valorização da saúde mental em Dourados.
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




