
O vereador Franklin Schmalz (PT) destacou, nesta sexta-feira (27), o conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar o avanço da chikungunya em Dourados, com reforço de equipes, envio de insumos e liberação de recursos emergenciais para o município.
Segundo portaria publicada, o Ministério da Saúde, garantiu o repasse de R$ 855 mil para Dourados, destinado ao custeio de ações emergenciais em saúde pública no âmbito do SUS. O recurso será utilizado para fortalecer a vigilância em saúde, ampliar o atendimento e apoiar medidas de prevenção e controle da doença.
“Esse investimento é essencial para apoiar a rede de saúde, garantir insumos e melhorar as condições de atendimento. É um apoio importante, mas também reforça a necessidade de organização local para que esses recursos cheguem na ponta”, pontuou o vereador.
O valor será transferido aos cofres do município, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde executar as ações. Nesse sentido, o parlamentar defende a criação urgente de um Comitê de Operações Emergenciais para articular e coordenar as atividades.
Outras medidas
Entre as demais ações do Governo Federal estão a autorização para contratação emergencial de 20 Agentes de Combate a Endemias para atuação nos territórios indígenas, o envio de insumos como larvicidas e a mobilização da Força Nacional do SUS, presente no município desde o dia 18 de março, com equipes atuando diretamente no atendimento à população.
Hospital Universitário da UFGD
O vereador também destaca o papel essencial das equipes do Hospital Universitário da UFGD, mantido pelo Governo Federal por meio da rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, na garantia do atendimento ambulatorial e no transporte de pacientes. “O HU tem tem oferecido suporte de pessoal, com três programas de residência atuando diretamente no atendimento à população indígena, no posto instalado na quadra da Escola Municipal Tengatuí. Mais uma vez, o hospital se consolida como uma grande referência na assistência à saúde indígena”, afirmou.
Bancada
Nos últimos dias, foram realizadas reuniões em Dourados entre os vereadores Franklin Schmalz, Elias Ishy e a deputada estadual Gleice Jane (PT), com a gestão do HU, lideranças locais e representantes da Força Nacional do SUS.
Em Brasília, os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara, ambos do PT, têm atuado em articulações para garantir o apoio necessário neste momento.
Segundo dados do Boletim Epidemiológico de 25 de março, já são mais de 1.100 notificações de chikungunya na região, com casos concentrados principalmente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além de outras localidades atendidas pela rede de saúde. Já foram registrados cinco óbitos pela doença em Dourados. Outro dado alarmante é que 11 municípios de Mato Grosso do Sul já apresentam mais de 300 casos suspeitos de chikungunya por 100 mil habitantes, o que indica cenário de epidemia.
Franklin reforçou que seguirá acompanhando a situação e cobrando medidas efetivas. “É fundamental garantir uma resposta rápida, coordenação entre os entes e prioridade no atendimento à população, especialmente diante de um cenário que exige urgência e responsabilidade”, concluiu.
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




