
Durante reunião realizada na tarde de quarta-feira, 25, na Sala de Reuniões da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Roberto Hashioka (União) reforçou a necessidade de duplicação de toda a extensão da BR-163 no Estado, que possui mais de 845 quilômetros. O encontro contou com a apresentação da concessionária Motiva Pantanal, que detalhou os investimentos e o andamento das obras na rodovia.
Ao se manifestar, o parlamentar reconheceu os avanços apresentados, mas destacou o aumento na arrecadação da concessionária com a cobrança de pedágios e, assim, a possibilidade de que esse crescimento seja revertido em mais quilômetros de pistas duplicadas. “Após a repactuação, o faturamento praticamente dobrou, aumentando cerca de 154%. Mas a minha preocupação, tendo em vista esse importante eixo rodoviário, é que aumentassem os trechos com duplicação”.
Para o parlamentar, diante do potencial de lucro da Motiva nos próximos anos, o parlamentar acredita que é possível duplicar toda a via. “A população sul-mato-grossense paga pedágio e espera, com razão, uma rodovia mais segura, moderna e eficiente. A Motiva, como detentora do contrato e pela força que tem como empresa, poderia estabelecer mais trechos duplicados, principalmente na região sul”, afirmou.
Durante a reunião, Hashioka apontou que há diversas obras em trechos da rodovia na região norte do estado. No entanto, citou a necessidade de intervenções urgentes em pontos críticos no sul de MS. “Depois de Dourados, praticamente não têm obras de duplicação, só terceiras-faixas. Os cerca de 204 km de duplicação pouco vão contribuir para aquela região. Porém, os investimentos precisam chegar onde o risco é maior e onde o fluxo de veículos é mais intenso. E aquela região possui uma topografia mais dificultosa, com alguns trechos sem acostamento. Pelo mesmo motivo, gostaria que fosse priorizada, também, a duplicação dos 25 quilômetros de extensão do contorno rodoviário de Campo Grande”, ressaltou.
O deputado assegurou que continuará acompanhando de perto a execução do contrato. “Seguiremos fiscalizando para que os compromissos assumidos sejam efetivamente cumpridos, especialmente no que se refere à duplicação integral da BR-163, que é o principal corredor logístico do nosso Estado. Por isso, é preciso avançar para a duplicação de toda a sua extensão”, concluiu.
A reunião integrou as atividades da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Concessão da BR-163, responsável por fiscalizar o contrato e cobrar melhorias na rodovia. Hashioka é um dos membros dessa Comissão. No encontro, a concessionária Motiva Pantanal informou previsão de investimentos que podem chegar a R$ 1 bilhão até agosto, além da ampliação das frentes de trabalho ao longo de 2026.
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




