
O Governo do Estado sancionou a Lei 6.560 , de 24 de março de 2026, que institui, em Mato Grosso do Sul, a Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre Segurança Digital para Crianças e Adolescentes, denominada “Segurança em Rede”. A norma foi publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do Estado.
De autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), a proposta tem como objetivo promover o uso seguro, moderado e saudável das ferramentas digitais, além de orientar pais, responsáveis, educadores, crianças e adolescentes sobre riscos no ambiente virtual.
A Semana “Segurança em Rede” será realizada anualmente na terceira semana de maio e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Entre os principais objetivos estão a conscientização sobre o uso responsável da internet, o combate ao cyberbullying, a prevenção a discursos discriminatórios e o estímulo ao diálogo aberto entre adultos e jovens sobre os conteúdos acessados no meio digital.
A legislação também prevê a difusão de boas práticas no uso da internet, tanto no ambiente doméstico quanto escolar, incluindo o incentivo a hábitos digitais saudáveis e ao uso de ferramentas de controle parental.
Para alcançar esses objetivos, poderão ser promovidas diversas ações durante a semana, como campanhas educativas em redes sociais e meios de comunicação, produção de materiais informativos - a exemplo de vídeos, cartilhas e podcasts -, além da realização de palestras, oficinas, seminários e atividades em escolas e comunidades. A norma ainda permite parcerias entre o poder público, entidades privadas e organizações da sociedade civil.
Proteção e prevenção
Na justificativa do projeto, a parlamentar destacou que o crescimento do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes tem ampliado desafios relacionados à proteção no ambiente virtual, exigindo respostas articuladas do poder público e da sociedade.
Entre os principais riscos apontados estão a exposição a conteúdos impróprios, o cyberbullying, o aliciamento online e o compartilhamento indevido de dados pessoais que, segundo a deputada, são situações que podem comprometer o desenvolvimento saudável das novas gerações.
A iniciativa busca, portanto, fortalecer uma cultura de prevenção, diálogo e responsabilidade, envolvendo famílias, escolas e a sociedade em uma rede de proteção. O próprio nome “Segurança em Rede” remete tanto ao ambiente digital quanto à construção coletiva de cuidado e apoio.
A criação da Semana também dialoga com outras mobilizações já realizadas no mês de maio, voltadas à proteção de crianças e adolescentes, reforçando a importância de ações contínuas de educação e conscientização para garantir um ambiente digital mais seguro.
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




