
Com mais de 400 casos e quatro mortes confirmadas, avanço da chikungunya, Lia Nogueira solicita ação integrada entre União, Estado e município
Na Reserva Indígena de Dourados, o avanço da chikungunya deixou de ser um alerta e passou a configurar uma situação considerada epidêmica, revelando um cenário de vulnerabilidade histórica.
Dados oficiais da Prefeitura e da Vigilância em Saúde apontam que, somente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, já são 407 casos notificados, com 202 confirmações, além de quatro mortes registradas em 2026, entre elas um bebê de apenas três meses. Os números, além de alarmantes, já superam todo o cenário registrado ao longo de 2025 no município.
É nesse contexto que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa solicitando a criação de uma força-tarefa emergencial envolvendo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Governo do Estado e a Prefeitura de Dourados. A proposta surge diante de relatos de agravamento rápido da doença nas comunidades, onde vivem cerca de 20 mil indígenas.
A realidade enfrentada nas aldeias vai além do vírus. A situação é agravada pela falta de infraestrutura básica, como abastecimento regular de água, o que dificulta desde a prevenção até a administração de medicamentos.
“A situação é desumana”, afirmou a deputada ao defender a mobilização conjunta dos entes públicos. Ela destacou que, embora a saúde indígena seja responsabilidade da União, a gravidade do cenário exige cooperação imediata. “Com união de esforços, podemos dar uma resposta à altura desse problema crônico que estamos vivendo nas aldeias de Dourados”, pontuou.
O avanço da doença também reflete um quadro mais amplo em Mato Grosso do Sul. O Estado lidera a incidência nacional de chikungunya, com índices muito acima da média brasileira, concentrando inclusive cerca de 40% das mortes registradas no país em 2026.
Enquanto equipes municipais, estaduais e federais intensificam ações de combate ao mosquito transmissor, com mutirões e apoio da Força Nacional do SUS, o caso de Dourados expõe mais do que uma emergência sanitária, revela a urgência de políticas públicas estruturais para populações que, historicamente, vivem à margem da assistência básica. E é justamente nesse ponto que a cobrança política ganha força para que a resposta não seja apenas emergencial, mas definitiva.
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande
Legislativo - MS Começa a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui o Programa Detranzinho Mín. 14° Máx. 28°




