
No próximo sábado (21), o Hospital Universitário, em Campo Grande, vai integrar a mobilização nacional do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que disponibilizará 300 atendimentos gratuitos à população, em especial às mulheres, com consultas, exames e cirurgias com diversos especialistas. A informação foi divulgada na tribuna pelo deputado Pedro Kemp (PT), que enalteceu a iniciativa que deve suprir parte da demanda reprimida, com foco na redução das filas de espera.
“Essa ação do Governo Lula vai ocorrer simultaneamente em 45 hospitais universitários em todo o Brasil para acelerar o acesso ao SUS e nessa edição do mês de março será voltado à saúde feminina, mas não só isso. Todos sabemos que quem depende do SUS para a realização de exames mais avançados, muitas vezes espera meses ou até anos para conseguir esse procedimento. Em 2025 os mutirões somaram 99 mil atendimentos e só aqui em Campo Grande foram 798 procedimentos. Uma boa notícia”, disse o deputado.
Serão realizadas cirurgias de laqueadura tubária, ultrassonografias obstétricas, inserção de DIU e exames de colpocitologia oncótica, espirometrias, ecocardiogramas, tomografias, cirurgias ortopédicas e bucomaxilofaciais – saiba mais aqui .
O deputado Zé Teixeira (PSDB) parabenizou a iniciativa e cobrou mais atendimentos especializados no interior. “Se você está no interior do estado tem que acabar vindo para Campo Grande ou Dourados, porque muitas vezes não tem o anestesista para as cirurgias. Para mim, investir dinheiro público em algo que não entrega o serviço é um crime. Eu queria que os Hospitais Universitários apresentassem a produção deles, porque cerca de 700 procedimentos representam um pingo de água no oceano. Não tem um dia que eu não recebo demanda, porque o SUS não dá conta”, ressaltou.
Pedro Kemp explicou que é preciso lembrar que a gestão de saúde é tripartite e que a principal gestão é municipal, “como em Campo Grande que tem gestão plena do SUS e deixa faltar médicos e remédios”. “Nós temos um estado muito grande, com poucos municípios, tudo é muito longe. Esse transporte diário de pacientes além do custo tem o risco, muitas vezes é a incompetência de gestores municipais que causam as filas longas. Uma funcionária minha tentou marcar psiquiatra passou um ano e não conseguiu consulta, agora já até passou”, comparou.
Junior Mochi (MDB), ressaltou que o sistema de Saúde é complexo. “Estamos vendo que apesar da regionalização da Saúde, ela não atende a alta complexidade. Quer nós queiramos ou não, é importante ter clareza que não temos um hospital que possa substituir a Santa Casa em Campo Grande. É bem verdade que os regionais atendem bem a média complexidade, mas não se chegou à resolutividade em todas as áreas da medicina. Então essa questão toda precisa ter o repensamento, nós podemos protagonizar uma audiência chamando os atores, que não adianta se atribuir a responsabilidade, mas nos debruçar, porque temos os percentuais de investimento, mas ainda sim é muito pouco o que a União tem a obrigação”, ponderou Mochi, que já foi prefeito.
Da mesma forma, o deputado Professor Rinaldo, que já atuou no Hospital Universitário, disse que os mutirões são necessários para desafogar o sistema. “Acredito que não tenha coisa mais importante que a vida e tenho acompanhado ao longo de toda nossa história, o tempo que trabalhei no hospital, tem gente que tá esperando há um ano por uma colonoscopia no SUS. Quem ganha um salário mínimo não consegue pagar particular. São urgentes os mutirões para dar uma desafogada. É preciso que coloquemos na mesa o que custa um paciente e quanto paga a parceria tripartite, para ver como resolver isso, porque a alta complexidade é somente com a Santa Casa mesmo, em que até quem tem convênio particular é para lá que tem que ir quando a coisa aperta”, apontou.
Legislativo - MS Em Naviraí, Hashioka participa de entregas, anúncios de obras e investimentos
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população
Mato Grosso do Sul Vozes da Rota reúne lideranças indígenas para fortalecer participação dos povos originários no Corredor Bioceânico
Legislativo - MS ALEMS sedia quinta-feira Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
Legislativo - MS Resolução fortalece identidade regional de honrarias em homenagem ao cooperativismo
Legislativo - MS ALEMS homenageia legado da Fiocruz no dia da inauguração de sua nova sede em Campo Grande Mín. 14° Máx. 28°




