
Com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, promover saúde e fortalecer a convivência comunitária, o vereador Edson Souza (União Brasil) iniciou um projeto que oferece atualmente aulas gratuitas de zumba no Parque das Nações II e Jardim Santa Maria.
A iniciativa surgiu a partir de uma mobilização do próprio vereador junto às comunidades, que identificou a demanda por atividades físicas acessíveis nos bairros. Posteriormente, o projeto passou a contar com o apoio da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), que firmou parceria para fortalecer a iniciativa.
As atividades são ministradas pela professora Janaína de Souza, que conduz as aulas de forma dinâmica e participativa, reunindo moradores de diferentes idades em momentos de lazer, exercício e integração social. A prática da zumba, que combina movimentos de dança com exercícios aeróbicos, tem se destacado como uma alternativa divertida e eficaz para estimular hábitos saudáveis.
De acordo com Souza, a proposta é levar qualidade de vida para mais perto da população, especialmente em bairros que muitas vezes não contam com esse tipo de atividade organizada. “O nosso objetivo é proporcionar mais saúde, bem-estar e integração entre os moradores. Muitas pessoas querem praticar atividade física, mas nem sempre têm acesso a academias ou programas específicos. Levar essas aulas para os bairros é uma forma de democratizar o acesso ao esporte e à qualidade de vida”, destacou o vereador.
A professora responsável pelas aulas também ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade. “É muito gratificante ver a participação dos moradores. A zumba é uma atividade que mistura alegria, dança e saúde, e aqui percebemos o quanto isso faz diferença na vida das pessoas. Como eu sempre digo: ‘meu coração não bate, ele dança. Seja feliz!’. É esse espírito que a gente procura levar para cada aula”, destacou Janaína.
Moradores que participam das aulas relatam que a atividade tem contribuído tanto para a saúde quanto para a convivência entre os vizinhos.
“Para nós moradores é muito importante ter uma atividade assim no bairro. A gente se movimenta, melhora a saúde e ainda encontra os amigos. O vereador Souza teve uma iniciativa muito boa trazendo essas aulas para o Jardim Santa Maria, e a comunidade está participando com muita alegria”, afirmou Lenira da Silva Ramos, a Bazinha, do Jardim Santa Maria.
A expectativa é que o projeto continue se fortalecendo com a participação da comunidade e possa ampliar o alcance das atividades, promovendo mais saúde, lazer e integração social nos bairros de Dourados.
Mato Grosso do Sul Das redes sociais à ciência: aos 13 anos, adolescente conhece por dentro a perícia oficial
Mato Grosso do Sul Três Lagoas: Governo de MS anuncia R$ 60,6 milhões para Três Lagoas e garante universalização do saneamento
Câmara de Dourados Dalton quer ação integrada no enfrentamento à problemas crônicos na Praça Paraguaia
Mato Grosso do Sul Encontro de Gestores de Pessoas debate inovação, estratégias e o futuro da gestão pública em MS
Legislativo - MS Em Naviraí, Hashioka participa de entregas, anúncios de obras e investimentos
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Nova Alvorada do Sul Vereadora toma microfone e é vaiada durante inauguração da Casa do Artesão em Nova Alvorada do Sul
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas obras de infraestrutura e saneamento para atender anseios da população Mín. 14° Máx. 28°




